- Articulação fibrosa
- Articulação cartilaginosa
- Articulação sinovial
ARTICULAÇÕES FIBROSAS:
É a união entre dois ossos contíguos por tecido conjuntivo fibroso, de tal forma que praticamente impedem os movimentos; assim, elas são freqüentemente denominadas articulações fixas ou imóveis. Não apresentam cavidade articular. Possuem três classes:
- Sutura: articulações entre os ossos do crânio intimamente unidos por tecido fibroso _ os ligamentos suturais.
- Sindesmose: articulações entre os ossos do corpo. Constituído de tecido fibroso branco ou elástico ou ambos. Ocorre no metacarpo de eqüinos, rádio e ulna.
- Gonfoses: aplicada entre a raiz do dente e seu alvéolo. Não é corretamente considerada uma articulação, pois o dente não faz parte do esqueleto.
- Planas: se as bordas dos ossos são articulares retílineas, ou seja, planas ou levemente enrugadas. Ocorrem na região internasal (articulação interincisiva).
- Escamosas: se as bordas são articulares e se superpõem, encaixando-se em bisel. Ocorrem, por exemplo, na articulação entre as porções escamosas dos ossos temporal e parietal.
- Serreadas: se as bordas articulares apresentam irregularidades unindo-se em linhas denteadas. Ocorrem nos ossos frontais, na sutura interfrontal.
OBS.: O processo de ossificação das suturas do crânio, provoca a eliminação dos movimentos e é denominada SINOSTOSE.
Fonte:
- "Anatomia dos animais domésticos" _ Getty
- "Apostila de articulação" _ Profª Ana Carolina
Imagem:
- "Apresentação de slide: Articulação" _ Profª Ana Carolina
Nenhum comentário:
Postar um comentário